A Comissão Europeia acaba de autorizar a disponibilização da vacina da Moderna no espaço europeu. Estão previstas 160 milhões de doses para os países da União Europeia até final do terceiro trimestre de 2021.
Corpo do artigo
13200299
A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quarta-feira que a vacina da Moderna já pode começar a ser dada aos cidadãos da União Europeia, poucas horas depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado parecer positivo à sua aplicação. Esta é a segunda vacina comprada pela União Europeia a ter luz verde.
"Com a vacina (da) Moderna, a segunda já autorizada na UE, teremos mais 160 milhões de doses. E mais vacinas virão. A Europa garantiu até dois bilhões de doses de vacinas COVID-19 potenciais. Teremos vacinas seguras e eficazes mais do que suficientes para proteger todos os europeus", garante Ursula von der Leyen, presidente da CE, em comunicado.
A autorização de introdução no mercado é uma autorização condicional - ou seja, aguardam-se ainda dados complementares - e antes de ser emitida foram consultados os Estados-Membros, revela ainda o documento.
Também em comunicado, a farmacêutica Moderna anunciou, entretanto, que as primeiras doses deverão começar a ser distribuídas aos Estados-Membros na próxima semana.