Comissária europeia Juta Urpilainen vai candidatar-se às presidenciais da Finlândia
A comissária europeia Juta Urpilainen anunciou, este domingo, a intenção de se candidatar às eleições presidenciais da Finlândia, em janeiro, o que representa a sua saída do executivo comunitário.
Corpo do artigo
Jutta Urpilainen, 48 anos, que tem a pasta das Parcerias Internacionais na Comissão Europeia (CE), pretende concorrer pelo Partido Social Democrata da Finlândia, com a campanha eleitoral a iniciar-se em dezembro.
As eleições presidenciais na Finlândia estão marcadas para 28 de janeiro, com possibilidade de uma segunda volta a 11 de fevereiro.
Urpilainen decidiu tirar uma licença sem vencimento na Comissão Europeia, ficando com "a opção de regressar" caso a sua candidatura falhe, explicou hoje o porta-voz da CE, Balazs Ujvari, em declarações à Agência France Presse.
Em setembro, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, anunciou que iria tirar uma licença sem vencimento para concentrar esforços na candidatura ao Banco Europeu do Investimento.
Os antigos comissários búlgaros Mariya Gabriel (Cultura) e neerlandês Frans Timmermans (responsável pelo Acordo Verde) renunciaram aos seus cargos, respetivamente, em maio e agosto, para se dedicarem à política nacional.
Todas estas saídas acontecem numa altura em que está a terminar o mandato de cinco anos da Comissão Europeia, presidido por Úrsula van der Lyen, estando previstas novas eleições europeias em junho de 2024.