O Comité Olímpico Internacional anunciou esta sexta-feira a criação de um fundo no valor de 1,8 milhões de euros para o desenvolvimento de programas de auxílio aos refugiados, que será disponibilizado aos comités nacionais.
Corpo do artigo
"Estamos todos sensibilizados com as terríveis histórias e notícias dos últimos dias. Com esta crise a afetar o Médio Oriente, África e Europa, o desporto e o movimento olímpico querem ter o seu papel na ajuda humanitária aos refugiados, através da criação de um fundo", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, em comunicado publicado no sítio oficial do organismo na Internet.
O presidente do COI disse ainda que, desta forma, pretende-se aliviar o sofrimento dos refugiados, que arriscam as suas vidas e a das famílias para fugirem do perigo.
"Por causa da natureza da crise, o fundo será distribuído rapidamente, pois estamos aptos a trabalhar no terreno com os Comités Olímpicos nacionais para que a ajuda aos refugiados chegue o mais depressa possível", acrescentou Bach.
O presidente do COI salientou ainda que a organização conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas e da sua estrutura de apoio aos refugiados (ACNUR) para um auxílio mais eficaz.