Um homem condenado por tentativa de violação, no Reino Unido, vai receber 27 mil libras (perto de 32 mil euros) de indemnização depois de estar preso durante um ano ilegalmente.
Corpo do artigo
Bashdar Abdulla Qarani, um imigrante ilegal de 36 anos, foi condenado a quatro anos de prisão, em 2012, após tentativa de violação de uma mulher no País de Gales. De acordo com a lei, o homem deveria ter sido expulso do país depois de cumprir a pena, o que não chegou a acontecer.
Na ausência de qualquer documento de identificação que comprovasse a sua nacionalidade, as autoridades não conseguiram executar a deportação e decidiram enviar o imigrante de volta para a prisão, onde permaneceu mais 11 meses.
Segundo o "The Sun", o Supremo Tribunal Britânico considerou esta situação como um ato contra os direitos humanos. Após analisar o caso, o tribunal acabou por tomar a decisão de compensar Qarani com 27 mil libras (perto de 32 mil euros), mais 20 mil libras (23 mil euros) do que recebeu a vítima em 2012.
"Há um desequilíbrio entre os direitos das vítimas e dos criminosos", defendeu a "Voice4Victims", organização que apoia vítimas de abuso sexual.