A ministra do Interior da Bélgica, Joelle Milquet, disse, esta terça-feira, que o incêndio criminoso da véspera numa mesquita em Bruxelas, que matou o imã, terá na sua origem um "problema entre sunitas e xiitas".
Corpo do artigo
Milquet, em declarações a uma estação de rádio francófona, adiantou que o único suspeito - que foi detido no local - entrou na mesquita a falar sobre a situação na Síria.
"A Bélgica não tolerará este tipo de ato", sublinhou a ministra do Interior adiantando que "serão tomadas medidas", sem entrar em detalhes.
O imã da mesquita xiita Rida, no bairro de Anderlecht, morreu na sequência de um incêndio que o suspeito terá ateado, com recurso a gasolina.
Um outro responsável da mesquita - que, com o imã, tentou combater as chamas, ficou ligeiramente ferido, devido à inalação de fumo.
O suspeito - que segundo a imprensa belga estaria armado de uma faca e um machado - não estava referenciado pela polícia.
Os responsáveis da mesquita atacada já teriam recebido cartas ameaçadoras de sunitas - a comunidade maioritária em Bruxelas , nomeadamente referentes ao conflito no Iraque.