
Celebrações em Glasgow pela morte de Thatcher
DAVID MOIR/reuters
Seis polícias ficaram feridos, esta terça-feira, na sequência de confrontos durante uma festa de rua que celebrava, em Bristol, a morte da ex-chefe de Governo britânico Margaret Thatcher, na segunda-feira.
Um grupo de pessoas atingiu os polícias com garrafas e latas, provocando ferimentos ligeiros a seis agentes, tendo um deles sido hospitalizado, informaram as autoridades de Avon e Somerset, em Bristol.
A polícia indicou igualmente que um manifestante foi detido no bairro de Easton, onde cerca de duas centenas de pessoas se juntaram para celebrarem a morte de Thatcher.
"Cerca de 200 pessoas reuniram-se para organizarem uma festa de rua e recusaram dispersar-se de forma pacífica. Garrafas e latas foram atiradas aos agentes, tendo seis ficado feridos", disse o chefe da polícia de Avon e Somerset, Mark Jackson.
Ainda de acordo com as autoridades, um veículo da polícia foi atingido por um caixote de lixo em chamas arremessado pelos participantes da festa de rua, o que obrigou a intervenção dos bombeiros de Bristol.
Horas antes, o município de Glasgow, na Escócia, criticava a organização de uma outra festa que decorreu numa praça central da cidade para celebrar a morte de Margaret Thatcher.
O município de Glasgow disse que a população deve evitar reunir-se outra vez na Praça de S. Jorge onde, na segunda-feira, cerca de 100 pessoas se juntaram para cantar e dançar logo após ter sido conhecida a notícia da morte da antiga chefe do Governo.
Em 1989, cerca de 300 pessoas reuniram-se na mesma praça onde protestaram contra a introdução do polémico imposto municipal decretado pelo Governo de Thatcher conhecido como "poll tax".
Margaret Thatcher, no poder no Reino Unido entre 1979 e 1990, morreu na segunda-feira vítima de um acidente vascular cerebral. Tinha 87 anos.
