Um 'rocket' lançado durante os confrontos entre a OTAN e rebeldes talibãs matou pelo menos 45 civis na província afegã de Helmand, no Afeganistão.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu na passada sexta-feira e as vítimas são, na maioria, mulheres e crianças. Os civis encontravam-se numa casa de barro, construída para fugirem dos combates entre a força de segurança da OTAN (ISAF) e insurgentes talibãs.
Um porta-voz da ISAF, em declarações à Reuters, disse, no domingo, que são conhecedores dos relatórios sobre o incidente e que já começaram a investigar o ataque que matou 45 civis.
De acordo com civis afegãos, as vítimas tinham saído da aldeia onde viviam e refugiaram-se naquela casa de barro, numa aldeia vizinha.
Presidente afegão pede explicações
Hamid Karzai, presidente do Afeganistão, pede que se realize uma investigação aprofundada para determinar se o ataque foi realizado por rebeldes talibãs ou se foi um erro das forças da OTAN.
Waheed Omar, porta-voz da presidência, confirmou o ataque que vitimou "entre 40 a 50 pessoas". "Caiu um rocket sobre uma casa, no distrito de Sangin, onde muitos civis procuravam refúgio"
Questionado sobre a possível responsabilidade da força internacional da OTAN no ataque, Omar respondeu: "Vamos esperar para conhecer as conclusões do relatório final do inquérito."