O ex-presidente dos EUA Bill Clinton, de 78 anos, ficou internado, esta segunda-feira à tarde, num hospital em Washington, para fazer exames, depois de ter tido febre.
Corpo do artigo
Em declarações à CNN, Angel Urena, porta-voz do antigo chefe de Estado, Clinton "está bem" e conta passar o Natal em casa. "Continua bem disposto e está grato pelo atendimento recebido", referiu.
Clinton, um democrata que cumpriu dois mandatos como presidente, de janeiro de 1993 a janeiro de 2001, discursou na Convenção Nacional Democrata em Chicago este verão e fez campanha antes das eleições de novembro para a candidatura mal sucedida à Casa Branca da vice-presidente democrata, Kamala Harris.
Nos anos que passaram desde que Clinton deixou a Casa Branca, enfrentou alguns problemas de saúde, como em 2021, quando desenvolveu uma infeção urinária que se transformou em sépsis.
Em 2004, foi submetido a uma cirurgia de revascularização miocárdica quádrupla para libertar quatro artérias bloqueadas, bem como a uma angioplastia em 2010.
O democrata reagiu adotando uma dieta predominantemente vegan que o fez perder peso e passou a relatar melhorias na sua saúde.
Clinton cumpriu dois mandatos presidenciais impulsionados pela prosperidade da América, mas marcados por escândalos, incluindo o famoso caso Monica Lewinsky.
Viveu uma segunda vida pública após a presidência, sob a forma de uma década dedicada ao trabalho humanitário com a sua fundação, ou missões diplomáticas de alto nível, porém cada vez mais na sombra da sua mulher Hillary Clinton, candidata mal sucedida à Casa Branca em 2016.