Controlador aéreo adormeceu e avião com passageiros andou às voltas à espera de luzes na pista
Um avião proveniente de Paris esteve cerca de 20 minutos no ar, às voltas, na última segunda-feira, por não conseguir entrar em contacto com o único controlador aéreo na torre do aeroporto Napoleão Bonaparte, em Ajaccio, Córsega. O trabalhador tinha adormecido e a situação acabou por levar à ativação dos serviços de emergência do aeroporto.
Corpo do artigo
O controlador aéreo adormeceu, provocando uma longa espera no ar de um avião da Air Corsica, segundo revela a Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC). O voo "proveniente de Orly e com destino a Ajaccio não conseguiu estabelecer contacto por rádio com a torre de controlo durante a fase de aproximação", tendo o avião esperado 18 minutos "a circular no ar sobre o golfo de Ajaccio". Para além da falta de contacto rádio com a torre, as luzes da pista também não tinham sido ligadas.
Segundo o jornal "Corse Matin", o comandante do voo conseguiu contactar os serviços de emergência do aeroporto, que se deslocaram à torre para perceber a "situação invulgar", segundo classificou a DGAC. E equipa de pilotagem chegou a ponderar desviar o avião para Bastia, se não conseguisse entrar em contacto com a torre de controlo em tempo útil.
"A intervenção dos bombeiros do aeródromo na torre de controlo permitiu constatar que o controlador de serviço tinha adormecido no seu posto", precisou o organismo. O controlador aéreo testou negativo para álcool, mas "uma eventual sanção está a ser estudada".
Quando o controlador acordou, "o voo aterrou em segurança nas condições previstas" e "as operações puderam ser retomadas normalmente". O caso levou o Ministério Púbico local a abrir uma investigação, por as vidas dos passageiros e tripulação terem sido colocadas em risco.