A Coreia do Norte anunciou este sábado que nas próximas semanas será lançado um novo 'rocket' de longa distância, depois de uma tentativa falhada em abril, segundo uma declaração do Comité para a Tecnologia Espacial.
Corpo do artigo
A concretizar-se entre 10 e 22 deste mês, esta será a segunda tentativa de lançamento sob a liderança de Kim Jong Un, que chegou ao poder na sequência da morte do pai, Kim Jong Il, há cerca de um ano.
Um porta-voz não identificado do Comité Coreano para a Tecnologia Espacial afirmou que a Coreia do Norte "analisou os erros" cometidos em abril e melhorou a precisão do 'rocket' e satélite, de acordo com a agência oficial de notícias, citada pela Associated Press (AP).
A declaração esclarecia que o projétil vai conter um satélite para observação do planeta, ainda que, de acordo com a AP, os EUA considerem os testes norte-coreanos como experiências encobertas para tecnologia bélica de longa distância proibida pelas Nações Unidas.
É também esperado que o anúncio atraia uma renovada vaga de críticas quer dos EUA quer do Japão e da Coreia do Sul, que realiza eleições presidenciais a 19 de dezembro.