Coreia do Norte rejeita diálogo com o Sul sobre complexo industrial conjunto de Kaesong
A Coreia do Norte rejeitou a proposta de diálogo da Coreia do Sul para restabelecer as operações no complexo industrial conjunto de Kaesong, noticiou, esta sexta-feira, a agência de notícias Yonhap, citando um comunicado da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte.
Corpo do artigo
Seul deu na quinta-feira um prazo de 24 horas à Coreia do Norte para aceitar iniciar negociações formais sobre o complexo industrial, advertindo para a possibilidade de tomar "medidas sérias" não especificadas, em caso de recusa de Pyongyang.
O complexo industrial localizado no interior da Coreia do Norte, a cerca de dez quilómetros da fronteira com a Coreia do Sul, foi encerrado por Pyongyang a 3 abril num momento de elevada tensão entre os dois países vizinhos.
O complexo de Kaesong é o único esforço remanescente do processo de reconciliação entre as duas Coreias, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.
Este projeto de cooperação económica aberto em 2004, constitui uma importante fonte de divisas para a Coreia do Norte e é um negócio favorável para as empresas da Coreia do Sul, devido à mão-de-obra barata dos norte-coreanos.