A Coreia do Norte anunciou hoje que anulou os pactos de não-agressão com a Coreia do Sul e cortou o telefone de emergência com Seul, horas depois de o Conselho de Segurança ter aprovado sanções mais duras contra Pyongyang.
Corpo do artigo
Através de um comunicado, o comité estatal norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia anunciou que a Coreia do Norte "revoga todos os acordos de não-agressão entre o Norte e o Sul".
Divulgada pela agência noticiosa oficial norte-coreana, a declaração adianta ainda que a coreia do Norte "notifica o lado Sul que vai cortar imediatamente a linha de emergência Norte-Sul".
O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu na quinta-feira endurecer o regime de sanções à Coreia do Norte, impondo novas restrições a nível financeiro, em reação ao último ensaio nuclear do regime comunista.
Em resolução adotada unanimemente pelos seus 15 países-membros, o Conselho de Segurança define como objetivo cortar as fontes de financiamento utilizadas por Pyongyang para desenvolver os seus programas militares e balísticos.
As sanções preveem ainda colocar sob vigilância os diplomatas norte-coreanos e alargam uma lista negra de empresas e particulares submetidas a congelamento de bens ou interdição de viagens.