A Coreia do Norte possui até uma centena de mísseis de precisão KN-02, com um alcance até 170 quilómetros, assegurou hoje uma fonte da Defesa sul-coreana, depois de nos últimos dias Pyongyang ter lançado vários projéteis ao mar.
Corpo do artigo
"Estima-se que a Coreia do Norte acumule cerca de 100 mísseis KN-02, tendo em conta o número de lançadores", explicou um alto funcionário de Ministério da Defesa de Seul, citado pela agência Yonhap.
O Governo sul-coreano acredita que os mísseis KN-02 de curto alcance, de produção norte-coreana, são baseados nos soviéticos Tochka ou Scarab-A, podem percorrer distâncias de 170 quilómetros e não de 120 quilómetros, como se pensava anteriormente.
A fonte também afirmou que o regime de Kim Jong-un pode juntar até 30 veículos de lançamento para disparar os KN-02.
Este tipo de mísseis alimentados com combustíveis sólidos, segundo os peritos, um maior desafio para a defesa da Coreia do Sul, já que o seu posicionamento nas rampas de lançamento demora apenas 15 minutos.
A Coreia do Sul elevou o seu nível de alerta devido á ameaça de mísseis da Coreia do Norte nos últimos dias, depois de Pyongyang ter lançado ao mar sexta-feira, pelo menos, 13 projeteis de curto alcance.
As ações do regime norte-coreano são vistas como uma resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul com os Estados Unidos que decorrem atualmente nas águas da Coreia do Sul e terminam a 09 de março.