Coreia do Sul quer forte posição internacional contra ambições nucleares do Norte
O presidente da Coreia do Sul defende que é hora de demonstrar forte determinação internacional para deter as ambições nucleares da Coreia do Norte e pretende discutir o tema com os líderes da NATO, na cimeira anual, esta semana.
Corpo do artigo
Yoon Suk Yeol participará na cimeira anual da NATO que se realiza em Vilnius, na Lituânia, na terça e quarta-feira.
"Agora é a hora de demonstrar claramente que a determinação da comunidade internacional de deter o programa de armas nucleares da Coreia do Norte é mais forte do que o desejo da Coreia do Norte de desenvolver armas nucleares", disse Yoon Suk Yeol em respostas a perguntas colocadas pela agência Associated Press (AP).
Este é o segundo ano consecutivo em que Yoon participará na cimeira, reforçando o seu esforço para aprofundar os laços com a maior aliança militar do mundo.
A Coreia do Sul enfrenta uma mistura de desafios de segurança, incluindo o programa nuclear da Coreia do Norte e a rivalidade estratégica EUA-China.
No ano passado, Yoon Suk Yeol tornou-se no primeiro líder sul-coreano a participar numa cimeira da NATO, em Espanha.
Em respostas por escrito à AP antes da sua partida, Yoon disse que ele e os líderes da NATO enfatizarão a importância da cooperação internacional contra "atos ilegais da Coreia do Norte" para institucionalizar a cooperação em 11 áreas, incluindo não proliferação e segurança cibernética.