Coreia do Sul quer forte posição internacional contra ambições nucleares do Norte

Ativistas sul-coreanos usam máscaras do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida (E), e do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol , durante um protesto contra o nuclear
Jung Yeon-je / AFP
O presidente da Coreia do Sul defende que é hora de demonstrar forte determinação internacional para deter as ambições nucleares da Coreia do Norte e pretende discutir o tema com os líderes da NATO, na cimeira anual, esta semana.
Yoon Suk Yeol participará na cimeira anual da NATO que se realiza em Vilnius, na Lituânia, na terça e quarta-feira.
"Agora é a hora de demonstrar claramente que a determinação da comunidade internacional de deter o programa de armas nucleares da Coreia do Norte é mais forte do que o desejo da Coreia do Norte de desenvolver armas nucleares", disse Yoon Suk Yeol em respostas a perguntas colocadas pela agência Associated Press (AP).
Este é o segundo ano consecutivo em que Yoon participará na cimeira, reforçando o seu esforço para aprofundar os laços com a maior aliança militar do mundo.
A Coreia do Sul enfrenta uma mistura de desafios de segurança, incluindo o programa nuclear da Coreia do Norte e a rivalidade estratégica EUA-China.
No ano passado, Yoon Suk Yeol tornou-se no primeiro líder sul-coreano a participar numa cimeira da NATO, em Espanha.
Em respostas por escrito à AP antes da sua partida, Yoon disse que ele e os líderes da NATO enfatizarão a importância da cooperação internacional contra "atos ilegais da Coreia do Norte" para institucionalizar a cooperação em 11 áreas, incluindo não proliferação e segurança cibernética.

