O governo sul-coreano costuma utilizar os altifalantes que estão na fronteira para assuntos diversificados mas agora está a usá-los para dar notícias sobre o estado de saúde do soldado que desertou a Coreia do Norte.
Corpo do artigo
As emissões, que podem ser ouvidas a 20 quilómetros de distância da fronteira, têm servido para informar a Coreia do Norte sobre o atual estado de saúde do soldado, de 24 anos, que fugiu para o Sul.
De acordo com a agência de notícias sul coreana Yonhap, as emissões começaram pouco depois da fuga do soldado, no dia 13 novembro, e além do seu estado de saúde também já foi passada a mensagem da quebra do acordo de tréguas por parte do Norte do país uma vez que balearam o desertor, enquanto este fugia, numa zona desmilitarizada.
8934684
No domingo ouviu-se nos altifalantes que Oh (único nome conhecido do soldado) se encontrava num estado de saúde deplorável, dada a quantidade de parasitas que tinha dentro do corpo, contudo já está em fase de recuperação.
A Coreia do Norte já protestou inúmeras vezes contra as emissões do vizinho do Sul, pelo perigo de contágio da informação que pode provocar mais deserções como a de Oh. As emissões, que tinham estado paradas, retomaram, em janeiro deste ano, como resposta ao quarto teste nuclear de Pyongyang.