
Corpos de Óscar e Valéria transportados para El Salvador
Jose Cabezas/Reuters
Os corpos dos imigrantes salvadorenhos Óscar Martínez e da sua filha Valéria, que morreram há uma semana afogados num rio na fronteira México-Estados Unidos, chegaram este domingo a El Salvador, indicou um porta-voz do Governo.
Corpo do artigo
Óscar Martinez Ramirez, cozinheiro de 25 anos, de El Salvador, e a sua filha Valéria, de 23 meses, morreram afogados no passado domingo (dia 23) no rio Grande, que faz fronteira entre o México e os Estados Unidos. A imagem dos dois corpos, posicionados de barriga para baixo a flutuar na margem, correu o mundo e voltou a chamar a atenção para os perigos que enfrentam milhares de migrantes da América Central que tentam chegar aos EUA por melhores condições de vida.
11041414
Os restos mortais entraram este domingo pela fronteira com a Guatemala, conhecida como La Hachadura, passadas as 8 horas (15 horas em Portugal continental), em dois veículos de uma funerária.
Os corpos serão trasladados até San Salvador por estrada, e espera-se que cheguem ao fim da tarde para serem realizadas as exéquias.
A mãe da menina e esposa de Óscar, Tania Vanessa Ávalos, foi apoiada pelo cônsul salvadorenho, Rafael Rosales.
As autoridades explicaram que os corpos seguiram para El Salvador por terra por ser um procedimento "muito mais rápido" e que "permite um maior cuidado" com os restos mortais.
No último mês, a crise migratória que se vive nas fronteiras mexicanas agudizou-se, depois de os Estados Unidos terem dado um ultimato ao país para acabar com o fluxo migratório.
11049019
