
Os vários cortes de energia na ilha estão a impactar a economia nacional
Foto: Ernesto Mastrascusa / EPA
Os cortes de energia vão voltar a afetar quase metade de Cuba durante o período de maior procura de energia, entre o final da tarde e a noite, informou este domingo a empresa Unión Eléctrica (UNE).
A interrupção vai ocorrer nas regiões Oeste e Central da ilha, mas o serviço de eletricidade continua a estar em baixo em quatro ou cinco províncias do Leste do país.
A empresa estatal UNE prevê uma capacidade de geração de 1585 megawatts (MW) para estas áreas, durante o pico da procura de hoje.
A procura máxima deverá atingir os 3000 MW, representando assim um défice energético de 1415 MW.
No último ano, a crise no sistema elétrico nacional tem vindo a agravar-se, com apagões que duram mais de 20 horas por dia, em grande parte do país.
O Governo inaugurou, este ano, 31 parques fotovoltaicos, que aliviam o défice de eletricidade durante o dia.
Os vários cortes de energia na ilha estão a impactar a economia nacional, sendo que a Comissão Económica para a América Latina e Caribe prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) de Cuba seja, este ano, negativo.
