
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Foto: Sean Gallup /EPA
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai estar em Kiev, na Ucrânia, na próxima segunda-feira, para assinalar o terceiro aniversário do início da invasão russa e reafirmar apoio ao presidente "democraticamente eleito".
Corpo do artigo
“Na segunda-feira, 24 de fevereiro, assinala-se o terceiro aniversário da invasão total da Ucrânia. Decidi estar em Kiev para essa ocasião, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen”, escreveu António Costa nas redes sociais.
O presidente do Conselho Europeu disse que a visita também tem o propósito de “reafirmar o apoio à heroica população ucraniana” e ao “presidente democraticamente eleito, Volodymyr Zelensky”.
O apoio ao “presidente democraticamente eleito” tem especial relevância, depois de o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, ter criticado Zelensky, considerando-o “um ditador” e rejeitando que tenha sido democraticamente eleito.
Também o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou que vai a Kiev na segunda-feira "para reafirmar o apoio" ao Ppresidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
"Na segunda-feira estarei em Kiev para reafirmr o apoio de Espanha à democracia ucraniana e ao presidente Zelensky", escreveu Sánchez na rede social X.
