Uma criança danificou um quadro do artista Mark Rothko, avaliado em cerca de 50 milhões de euros, na cidade de Roterdão, nos Países Baixos. O museu está ainda a tentar resolver o incidente para devolver a pintura à exposição.
Corpo do artigo
Durante uma visita à exposição “Lievelingen”, no museu Boijmans Van Beuningen, uma criança arranhou um quadro valioso, produzido pelo pintor norte-americano Mark Rothko. De acordo com a avaliação do colecionador de arte Bert Kreuk, a obra valerá entre 40 e 50 milhões de euros.
“A obra ‘Grey, Orange on Maroon, No. 8’ sofreu danos superficiais depois de uma criança ter tocado no quadro quando este estava em exposição. Como resultado, são visíveis pequenos riscos na camada de tinta não envernizada na parte inferior do quadro”, lê-se num comunicado divulgado pelo museu ao jornal holandês “Algemeen Dagblad”.
A pintura abstrata de 1960 é uma das obras mais requisitadas da galeria e uma das únicas duas obras do pintor existentes nos Países Baixos. Mark Rothko destacou-se como um dos grandes artistas do século XX, nomeadamente no expressionismo abstrato, e abordava temáticas ligadas à religião, à mitologia e à filosofia de Jung nas suas obras.
O edifício principal do museu está encerrado para remodelação até 2030, pelo que as setenta obras mais populares da coleção foram expostas num depósito adjacente. A instituição está agora a avaliar a melhor forma de tratamento da pintura, para que esta seja novamente exposta ao público.
