Uma menina de 11 anos morreu, este domingo, no Brasil, depois de inalar desodorizante em spray. Um desafio da Internet esteve na origem do incidente.
Corpo do artigo
Brenda Sophia Melo de Santana foi motivada por um desafio viral da Internet a inalar um desodorizante em spray. A criança foi encontrada, este domingo, ainda com vida, mas sofreu uma paragem cardiorrespiratória a caminho do hospital Dr. Miguel Arraes, em Bom Jardim, Pernambuco.
Quando foi encontrada por membros da família, Brenda tinha uma substância esbranquiçada na língua, estava coberta com um lençol branco e tinha um desodorizante em spray na mão.
Este desafio viral da Internet, conhecido como “desafio do desodorizante”, consiste em inalar a substância o máximo de tempo possível. Em 2023, já tinha sido denunciado por levar uma criança a ser hospitalizada.
Segundo Andrey Damasceno, o médico que examinou a criança, o desodorizante “tem partículas muito pequenas que, quando inaladas, rapidamente alcançam as vias respiratórias”, pelo que, se a inalação for em grande quantidade, pode levar à morte por asfixia.
O caso continua a ser investigado pelas autoridades.