Família de menino de dois anos que morreu fala em negligência. Motorista e auxiliar foram detidos por homicídio. Quase três mil cidades brasileiras com alerta vermelho devido a onda de calor sem precedentes.
Corpo do artigo
Apollo Gabriel Rodrigues, de dois anos, foi colocado na carrinha escolar que o levava todos os dias à creche, na terça-feira pelas 7 horas, em Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo. Mas não chegou a dar entrada no estabelecimento.
O motorista, após deixar as outras crianças nas respetivas escolas, com apoio de uma auxiliar, parou o veículo num estacionamento e só quando regressou, cerca das 16.20 horas, deu conta que Apollo Gabriel estava no interior, já inanimado e tombado no penúltimo banco da carrinha. As autoridades suspeitam que terá sido vítima das altas temperaturas, uma vez que os termómetros chegaram aos 37,3°C, com a proteção civil a declarar estado de alerta em São Paulo.
“Deixou a carrinha no estacionamento, num calor terrível e só foi perceber [que o menino ainda estava atrás] na hora de entregar as crianças. Eles não tiveram culpa, mas foi irresponsabilidade”, frisou a avó de Apollo Gabriel à TV Globo.
Quando deu conta da criança, o motorista avisou a creche e levou-o para o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, onde foi declarado o óbito.
O motorista indicou às autoridades que ele e a auxiliar costumam conferir a lista de crianças mas que o erro poderá dever-se ao facto de naquele dia estar com dores de cabeça mal-estar.
Foram ambos detidos por homicídio de um menor de 14 anos e são presentes a juiz esta quarta-feira.
A autarquia de São Paulo ativou apoio psicológico para a família.
Onde de calor sem precedentes
Quase três mil cidades do Brasil estão sob alerta vermelho devido a uma onda de calor sem precedentes.
O Rio de Janeiro registou 42,5ºC no domingo - um recorde para o mês de novembro - e a elevada humidade na terça-feira fez com que se sentissem 58,5ºC, segundo as autoridades municipais.
Mais de cem milhões de pessoas foram afetadas pelo calor, que deverá durar pelo menos até sexta-feira.