Crianças em campo de férias e professores: as vítimas das cheias repentinas no Texas
Pelo menos 89 morreram nas cheias repentinas no Texas. Jovens participantes e funcionários de um campo de férias estão entre as vítimas, bem como professores, um treinador de futebol americano e um pai que arrombou uma janela para salvar a família.
Corpo do artigo
Pelo menos 27 meninas e funcionários morreram no Mystic Camp, um campo de férias cristão para raparigas, com quase um século de existência, localizado nas margens do rio Guadalupe, perto da comunidade de Hunt. Gerido por gerações da mesma família desde a década de 1930, o campo autointitula-se um lugar para as raparigas crescerem "espiritualmente" numa atmosfera cristã "saudável", "para desenvolverem qualidades pessoais excecionais e autoestima".
O secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou as várias dezenas de mortes. "O secretário-geral está profundamente triste pela trágica perda de vidas, especialmente de um grande número de crianças, causada pelas recentes cheias no Texas, que ocorreram durante o que deveria ter sido um momento de celebração, durante o feriado prolongado", indicou o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado. Guterres endereçou ainda condolências às famílias das vítimas e expressou solidariedade a todos os afetados, ao povo do Texas e ao Governo norte-americano.
Eis o que se sabe sobre as vítimas identificadas até agora.
Renee Smajstrla
Renee Smajstrla, de oito anos, estava no campo quando as águas das cheias passaram, escreveu o tio numa publicação no Facebook. "A Renee foi encontrada e, embora não tenha sido o resultado que esperávamos, a divulgação nas redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la tão rapidamente", escreveu Shawn Salta. "Estamos gratos por ela ter estado com os amigos e a divertir-se muito, como evidenciado por esta foto de ontem. Ela viverá para sempre a melhor vida no Mystic Camp".
Lila Bonner
Lila Bonner, de nove anos, natural de Dallas, foi encontrada morta perto do Mystic Camp, de acordo com a "NBC News". "No meio da nossa dor inimaginável, pedimos privacidade e não podemos confirmar quaisquer detalhes neste momento", disse a família. "Somos solidários com todos os que a amavam e estamos a rezar incansavelmente".
Eloise Peck
A morte de Eloise Peck, de oito anos, também foi confirmada pela "CBS News". Numa placa afixada em frente à casa de Eloise, que era a melhor amiga de Lila Bonner, lia-se "perdeu a vida na trágica inundação".
Sarah Marsh
Sarah Marsh, aluna da Escola Primária Cherokee Bend, no Alabama, também morreu no Mystic Camp, segundo a avó, Debbie Ford Marsh. "Sentir-nos-emos sempre abençoados por termos tido este lindo e corajoso raio de luz nas nossas vidas. Ela viverá nos nossos corações para sempre!", escreveu.
Janie Hunt
Janie Hunt, de nove anos, de Dallas, também morreu nas cheias. Em declarações ao jornal "The New York Times", a avó, Margaret Hunt, disse que Janie foi para o Mystic Camp com seis primos, que estavam todos em segurança. Os pais de Janie, que era bisneta do barão do petróleo William Herbert Hunt, tiveram de visitar uma agência funerária para identificar a filha.
Hanna e Rebecca Lawrence
As irmãs gémeas Hanna e Rebecca Lawrence, de oito anos, morreram no mesmo campo de férias. "Foi um momento inimaginável para todos nós", disse o avô David Lawrence Jr. num comunicado enviado ao jornal "Miami Herald". "A Hannah e a Rebecca deram aos seus pais John e Lacy e à irmã Harper, e a toda a nossa família, muitas alegrias".
A irmã mais velha das gémeas, Harper, que também estava no campo de férias salvou-se.
Dick Eastland
Richard "Dick" Eastland, antigo coproprietário e codiretor do Mystic Camp, morreu enquanto era levado de helicóptero para um hospital em Houston. A notícia foi confirmada pelo Juiz do Condado de Kerr, Rob Kelly, que participou em estudos bíblicos com Dick. A mulher de Dick, Tweety, foi encontrada em segurança em casa, junto ao rio, de acordo com a Rádio Pública do Texas.
Os Eastland geriam o Mystic Camp desde 1974, tornando-se a terceira geração da família a fazê-lo. De acordo com o "The Washington Post", o casal tem 11 netos e grande parte da família estava envolvida no campo de férias. O filho mais velho do casal, Richard, gere a cozinha do campo e o mais novo, Edward, dirige as operações com a mulher.
Chloe Childress
Chloe Childress, de 18 anos, era uma das conselheiras do Mystic Camp. A morte da jovem foi anunciada pela sua antiga escola. "A Chloe abriu espaço para que os outros se sentissem seguros, valorizados e corajosos. Ela compreendia o que significava fazer parte de uma comunidade e, mais do que isso, ajudou a construir uma", escreveu a diretora da Escola Kinkaid. Segundo a "ABC News", Chloe ia começar a estudar na Universidade do Texas este ano.
Jane Ragsdale
Jane Ragsdale começou como campista, foi conselheira e tornou-se diretora e coproprietária do Heart O' the Hills, outro campo de férias para raparigas nas margens do Rio Guadalupe, em 1976. Segundo um comunicado divulgado no site oficial do campo, Jane, descrita como o "coração e a alma" do Heart O'Hills, "não sobreviveu" às cheias. "Estamos de luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas e foi a definição de forte e poderosa", lê-se no comunicado, que acrescenta que a maioria dos campistas que lá se encontravam já foi localizada.
Julian Ryan
Julian Ryan tinha acabado de terminar o seu turno noturno a lavar pratos num restaurante quando o rio Guadalupe transbordou. Julian e a noiva Christina acordaram com água pelos tornozelos, que rapidamente lhes chegou à cintura. Em declarações à emissora local KHOU, a porta do quarto ficou presa e, com a água a entrar, Ryan esmurrou uma janela para salvar a família. Christina e os dois filhos, de 13 meses e de seis anos, sobreviveram, flutuando num colchão até à chegada do socorro. Porém, Julian não sobreviveu e o seu corpo só foi recuperado horas depois.
Katheryn Eads
Katheryn Eads, de 52 anos, foi arrastada pelas águas das cheias na região de Kerrville, no Texas, depois de ela e o marido, Brian, terem fugido. Outro campista ofereceu boleia e conseguiram atravessar a rua antes de o veículo parar na inundação. Momentos depois, ambos foram puxados pela corrente. Segundo o "The New York Times", Brian disse que perdeu a mulher de vista após ter sido atingido por destroços. Sobreviveu agarrando-se a uma árvore até chegar a terra firme. O corpo de Katheryn foi recuperado posteriormente. "Deus tem-na agora", escreveu a mãe, Elizabeth Moss Grover, no Facebook.
Jeff Wilson
O professor Jeff Wilson também morreu em Kerrville, de acordo com a autoridade escolar local, que afirmou que era um "professor e colega de trabalho querido" que serviu o distrito durante mais de 30 anos. A mulher e o filho ainda estão desaparecidos.
Reece e Paula Zunker
Reece Zunker, professor e treinador de futebol americano, morreu ao lado da mulher, Paula, de acordo com o Distrito Escolar Independente de Kerrville. Os dois filhos ainda estão desaparecidos. "O Reece era um educador apaixonado", pode ler-se na publicação no Facebook. Já Paula, antiga professora, "deixou uma marca duradoura", cujo impacto continuou a fazer-se sentir.
Blair e Brooke Harber
As duas irmãs Blair e Brooke Harber, de 13 e 11 anos, respetivamente, estavam com os avós nas margens do rio Guadalupe quando a cabana foi levada pelas águas, segundo a "CBS News". As mortes foram confirmadas pela Comunidade Católica de Santa Rita, onde Brooke deveria iniciar o sexto ano. Blair preparava-se para começar o oitavo ano. Os pais das meninas estavam numa cabana separada e não sofreram ferimentos. Os avós ainda estão desaparecidos.
Bobby e Amanda Martin
O casal Bobby Martin, de 46 anos, e Amanda Martin, de 44, também morreu, revelou o pai de Martin ao "The New York Times". Estariam perto do rio quando o veículo foi arrastado pela cheia. Segundo o "Houston Chronicle", Bobby era um entusiasta da vida ao ar livre e um amigo atencioso e Amanda era a "mesma luz brilhante".
Tanya Burwick
A funcionária da Walmart, Tanya Burwick, de 62 anos, estava a conduzir para o trabalho em San Angelo quando a inundação atingiu a cidade. O carro vazio e o corpo foram encontrados no mesmo dia.
Sally Sample Graves
Sally Sample Graves é outra das vítimas da inundação em Kerrville, depois de uma onda ter destruído a sua casa. "A sua dedicação inabalável à família deixou uma marca indelével nas nossas vidas", escreveu a neta, Sarah Sample, no Facebook.
Kaitlyn Swallow
Kaitlyn Swallow, de 22 anos, morreu no condado de Williamson. Era da região de Liberty Hill e o seu corpo foi recuperado, juntamente com os restos mortais de outra pessoa. As autoridades não forneceram mais informações.