A companhia aérea australiana Qantas informou esta quarta-feira que está a investigar um ataque informático "significativo", após hackers se infiltrarem num sistema que continha dados confidenciais de seis milhões de clientes.
Corpo do artigo
A Qantas afirmou que os piratas informáticos atacaram um dos seus centros de atendimento ao cliente, violando um sistema usado por terceiros. Tiveram acesso a informações confidenciais, como nomes, endereços de e-mail, números de telefone e datas de aniversário dos clientes, informou a empresa australiana de primeira linha.
"Há seis milhões de clientes com registos de serviço nesta plataforma", afirmou a empresa em comunicado.
"Continuamos a investigar a dimensão dos dados roubados, embora esperemos que seja significativa."
Dados de cartão de crédito e números de passaporte não foram mantidos no sistema, acrescentou a Qantas. "Não há impacto nas operações da Qantas ou na segurança da companhia aérea."
A diretora executiva Vanessa Hudson afirmou que a Qantas notificou o Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália. "Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e reconhecemos a incerteza que isso causará", afirmou. "Os nossos clientes confiam-nos as suas informações pessoais a nós levamos essa responsabilidade a sério."
O especialista em segurança informática da Universidade de Adelaide Christopher Bronk afirmou que os dados roubados podem ser usados para roubo de identidade. "Os dados roubados de clientes têm valor pela sua capacidade de revenda entre criminosos interessados em perpetrar fraudes por computador e obter acesso a outras contas online das vítimas", disse Bronk.
Uma série de grandes ataques informáticos nos últimos anos levantou preocupações sobre a proteção dos dados pessoais dos australianos. "Esses ataques informáticos recorrentes na Austrália demonstram que muitas organizações ainda negligenciam a segurança cibernética", disse o especialista Rumpa Dasgupta. "Isso deve ser tratado com a máxima importância", disse Dasgupta, da Universidade La Trobe, na Austrália.
A Qantas desculpou-se em 2024 após uma falha no seu aplicativo móvel ter exposto os nomes e detalhes da viagem de alguns passageiros.
Os principais portos que movimentam 40% do tráfego de carga da Austrália foram paralisados em 2023 após hackers infiltrarem-se em computadores pertencentes à operadora DP World.
Em 2022, hackers russos invadiram uma das maiores seguradoras privadas de saúde da Austrália, acedendo aos dados de mais de nove milhões de clientes atuais e antigos.
No mesmo ano, a empresa de telecomunicações Optus sofreu uma violação de dados de magnitude semelhante, na qual dados pessoais de até 9,8 milhões de pessoas foram roubados.