Defesas ucranianas abatem 90 drones russos, Rússia interceta drone ucraniano perto de Moscovo

Ucrânia lançou 22 drones contra sete regiões diferentes da Rússia
Foto: Ed Jones/AFP
As defesas aéreas ucranianas intercetaram 90 drones "kamikaze" russos Shahed, Gerbera e outros tipos lançados esta quarta-feira pelas forças armadas russas contra territórios sob controlo de Kiev, informou a Força Aérea Ucraniana.
Corpo do artigo
Este ataque voltou a visar a infraestrutura ferroviária ucraniana e um guarda de segurança da companhia ferroviária nacional, Ukrzaliznytsia morreu.
Além dos intercetados, outros 31 drones, todos de ataque, atingiram 19 locais em todo o país, que a Força Aérea Ucraniana não especificou.
Segundo o relatório, a Rússia utilizou um total de 121 drones de vários tipos neste ataque em território ucraniano, dos quais aproximadamente 70 eram drones "kamikaze" Shahed.
Por sua vez, o Ministério da Defesa russo anunciou que as defesas antiaéreas abateram 22 drones ucranianos de asas fixas, em sete regiões diferentes da Federação Russa, tendo um destes aparelhos caído perto de Moscovo.
Segundo comunicado oficial na rede social Telegram, oito dos drones foram intercetados e destruídos na região meridional de Rostov, perto da fronteira inimiga, enquanto os outros abates verificaram-se nas zonas de Stavropol (quatro), Oriol (três), Briansk (três), Tula (dois), Kaluga (um) e Moscovo (um).
O presidente da Câmara Municipal da capital russa, Serguei Sobianin, admitiu que a aeronave não tripulada tinha mesmo a direção da cidade.
Em virtude dos ataques ucranianos, as estruturas aeroportuárias das cidades Vladikavkaz, Grozni e Kaluga fecharam temporariamente os respetivos espaços aéreos e as operações de voo para garantir a segurança dos mesmos.
O objetivo das forças militares da Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, tem sido atingir meios de produção e distribuição de energia e dificultar os reabastecimentos do exército inimigo, "minando" também a capacidade de o país vizinho exportar crude e produtos derivados, importante fonte de financiamento.
