Deitou fora disco rígido com bitcoins no valor de 236 milhões de euros e quer recuperá-lo

James Howells quer a autorização da autarquia de Newport para procurar o disco rígido num aterro sanitário
Um homem deitou fora um disco rígido de computador por engano, em 2013, com 7500 bitcoins, que agora valem cerca de 236 milhões de euros. James Howells quer a autorização da autarquia de Newport, no País de Gales, para procurar o aparelho num aterro sanitário.
De acordo com a BBC, o homem está disposto a doar 25% do valor dos bitcoins - cerca de 59 milhões de euros - para a sua cidade natal, Newport, no sul do País de Gales, se encontrar o disco rígido. A autarquia de Newport disse que a escavação no aterro sanitário não é possível sob a sua licença.
James Howells afirma que se conseguisse recuperar o disco rígido gostaria que o dinheiro fosse colocado num "fundo de ajuda covid" para as pessoas em Newport usarem "sem fazer perguntas".
"Imagine como seria ótimo dizer que dei a todos na cidade algumas centenas de libras [moeda no Reino Unido]", declarou à BBC.
Howells comprou os bitcoins por um baixo valor em 2009, mas o disco rígido acabou guardado numa gaveta depois de ter entornado uma bebida em cima do computador. O galês manteve o disco rígido na gaveta do escritório e "esqueceu-se totalmente dos bitcoins". Quando deitou fora o aparelho, em 2013, o valor dos 7500 bitcoins era de cerca de cinco milhões de euros.
Porém, agora a moeda virtual vale quase 50 vezes mais, com um único bitcoin a custar atualmente mais de 31 mil euros.
Howells disse que pediu várias vezes à autarquia de Newport se poderia procurar o disco no aterro, mas não obteve permissão.
"Ofereci às autoridades locais 10% dos fundos recuperados a fim de me darem permissão para fazer buscas na sua propriedade e, infelizmente, disseram não", recordou o homem à BBC.
"O que realmente aconteceu depois disso foi que o valor do bitcoin disparou ainda mais. Em 2017, o valor do meu disco rígido era de aproximadamente 125 milhões [140 milhões de euros], momento em que fiz outra oferta de 10% e, infelizmente, também foi recusada", contou.
"Na verdade, não fiz uma oferta hoje, mas estou disposto a aumentar para 25%. Na avaliação de hoje, isso seria de 52,5 milhões [59 milhões de euros] e gostaria de colocar isso num fundo de ajuda covid para os cidadãos de Newport", prometeu Howells.
O galês garantiu que procurar o disco rígido "não seria tão difícil quanto se pensa", pois empregaria uma equipa profissional e diz saber a altura em que o deitou fora, o que ajudaria a encontrar uma referência de local onde o disco está enterrado. Howells acrescentou que os investidores se ofereceram para cobrir o custo de escavação do aterro, em troca de uma grande parte dos bitcoins recuperados.
O homem quer reunir-se com a autarquia para discutir sobre uma situação que diz ser de "ganho-ganho-ganho" para ele, a autarquia e a cidade. Mas uma porta-voz da autarquia disse: "O município da cidade de Newport foi contactado várias vezes desde 2013 sobre a possibilidade de recuperar um pedaço de hardware que supostamente contém bitcoins. A primeira vez foi vários meses depois de Howells ter percebido que o hardware estava desaparecido".
E acrescentou: "O município disse a Howells em várias ocasiões que a escavação não é possível sob a nossa licença e que a própria escavação teria um enorme impacto ambiental na área circundante. O custo de escavar o aterro sanitário, armazenar e tratar os resíduos pode chegar a milhões de libras, sem qualquer garantia de encontrá-lo [o disco rígido] ou ainda estar a funcionar".
