Os democratas da Câmara dos Representantes apresentaram formalmente, esta segunda-feira, uma resolução para destituir Donald Trump. No documento acusam o presidente cessante de "incitação à insurreição" no ataque ao Capitólio.
Corpo do artigo
13215465
Se a Câmara dos Representantes votar a favor do "impeachment", Trump tornar-se-á o primeiro presidente da história norte-americana com dois processos de destituição.
Num documento de quatro páginas, os Democratas acusam Trump de "incitar à violência contra o governo dos Estados Unidos" durante o seu comício ao semear falsas acusações sobre fraude eleitoral e ao encorajar os seus apoiantes a tomar medidas extraordinárias para interromper a sessão de contagem de votos eleitorais no Capitólio.
"Se não lutarem, não voltarão a ter um país. Nós ganhamos esta eleição, e ganhamos por uma vitória esmagadora"", disse Donald Trump durante o seu comício.
Os Republicanos, partido do presidente cessante, opuseram-se e bloquearam resolução que pedia a Mike Pence, vice-presidente, para invocar a 25.ª Emenda e remover Donald Trump do cargo.
A resolução exortava Mike Pence a "declarar o que é óbvio para uma nação horrorizada: que o presidente é incapaz de cumprir com sucesso os deveres e poderes do seu cargo".