O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, protagonizou um novo momento polémico, ao comentar o decote de uma jovem, durante uma visita oficial ao Canadá. As redes sociais não deixaram o episódio passar despercebido.
Corpo do artigo
O chefe de Estado reuniu-se na sexta-feira com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, em Toronto. Durante uma visita à cidade, quando passeava pelas ruas e convivia com a comunidade local no Parque Portugal, o presidente da República encontrou mãe e filha luso-descendentes. A mais velha meteu conversa e disse a Marcelo que ambas se chamavam Maria. A resposta foi inesperada. “Mas a filha ainda apanha uma gripe, já viu bem o decote?”, disse, afastando-se sorridente, em imagens captadas pela RTP.
Já na semana passada, o presidente da República protagonizou um momento em que ofereceu uma cadeira a uma cidadã para depois lhe perguntar se a cadeira ia aguentar. O episódio foi partilhado no programa de humor "Isto é Gozar Com Quem Trabalha", de Ricardo Araújo Pereira, na SIC.
Ainda que tenha habituado o país ao seu estilo informal, somando até várias declarações a jornalistas em que surge em tronco nu na praia, num contexto relaxado, estes recentes comentários não têm caído bem a parte da população, que, nas redes sociais, acusa o chefe de Estado de ridicularizar cidadãs ao fazer comentários despropositados sobre os seus corpos, normalizando esse tipo de comportamento. No entanto, os episódios ainda não mereceram reações por parte de personalidades da esfera política.