Deslizamentos de terra bloquearam as estradas em redor de Los Angeles, sexta-feira, depois de chuva forte ter atingido as zonas queimadas pelos incêndios florestais do mês passado, fazendo cair as encostas desnudadas.
Corpo do artigo
Partes de Los Angeles chegaram a receber 7 centímetros de chuva num dia, deixando áreas inundadas e zonas de Pacific Pallisades e Altadena repletas de detritos e escombros.
A Pacific Coast Highway - uma estrada outrora pitoresca onde propriedades multimilionárias foram arrasadas pelos incêndios de janeiro - foi encerrada, com lama espessa a bloquear o caminho. A torrente de água também arrastou um veículo dos Bombeiros de Los Angeles para o oceano. O funcionário do corpo de bombeiros que conduzia o SUV na altura escapou com ferimentos ligeiros, disse um porta-voz.
Em Hollywood Hills, onde vivem uma mistura de estrelas de cinema e pessoas da classe trabalhadora, um grande deslizamento de lama deixou cerca de 20 cm de detritos numa estrada principal.
E em Altadena, onde milhares de edifícios foram destruídos pelos ferozes incêndios do mês passado, vários veículos ficaram retidos nos escombros que foram arrastados para as ruas.
Os danos ocorreram apesar dos extensos preparativos das autoridades locais, que colocaram sacos de areia e barreiras de betão em locais considerados de risco para a tempestade mais forte do inverno californiano.
Embora a região necessitasse muito de chuva - até fevereiro não tinha havido precipitação significativa durante oito meses - este seria sempre um problema nos locais afetados pelos incêndios mortais. As encostas onde a vegetação de suporte foi queimada não são capazes de absorver a água rapidamente.
O calor dos incêndios também tem o efeito de cozer e endurecer o solo, o que significa que a chuva se limita a escoar, não se infiltrando.