O deputado trabalhista Lindsay Hoyle, de 62 anos, foi, na segunda-feira, eleito presidente da Câmara dos Comuns <strong></strong><strong></strong>, prometendo mudar o parlamento britânico "para melhor".
Corpo do artigo
11463099
O resultado foi anunciado após uma quarta volta de votações para escolher entre os sete candidatos, as quais Hoyle liderou desde o início, tendo vencido no final com 325 votos.
Eleito desde 1997 pelo círculo de Chorley, no noroeste de Inglaterra, foi vice-presidente de John Bercow durante mais de nove anos, onde se destacou pelas repreensões aos colegas quando estes se estendiam nas suas intervenções ou perturbavam os debates.
É reconhecível pelo seu forte sotaque regional e possui vários animais de estimação, incluindo dois cães, uma tartaruga e um gato, aos quais deu o nome de figuras políticas, destacando-se um papagaio chamado Boris, nome que partilha com o atual primeiro-ministro britânico.
No seu discurso de apresentação, defendeu o direito dos deputados de segunda linha de poderem confrontar o governo e de intervirem no plenário, independentemente da experiência ou número de anos em funções.
Disse também querer aumentar a segurança dos deputados, famílias, funcionários e edifício.
"Tem a ver com a experiência e motivação e eu vou continuar a introduzir reformas", prometeu.
O speaker é responsável por presidir aos debates na câmara baixa do parlamento britânico, decide quem tem a palavra, seleciona propostas de alteração a legislação, autoriza debates urgentes em plenário ou com certos ministros e pode exercer o voto decisivo em caso de empate.
Para garantir a isenção partidária, é obrigado a renunciar ao partido político, apesar de continuar a representar o respetivo círculo eleitoral, onde normalmente é candidato à reeleição sem oposição.
É suposto ser um árbitro imparcial na supervisão e aplicação das regras parlamentares, mas alguns críticos acusaram Bercow de favorecer deputados militantes anti-Brexit e de influenciar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
John Bercow cessou funções na semana passada depois de uma década no cargo que o tornou numa das personagens principais da política britânica, mas alguns deputados e candidatos defenderam uma abordagem mais neutra.
A escolha de um novo speaker acontece em vésperas de eleições legislativas antecipadas a 12 de dezembro.
O partido Conservador liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, espera conquistar uma maioria que possa desbloquear o impasse político e permitir que Johnson cumpra a promessa de concretizar o Brexit.