Deputados Maori dançam haka no Parlamento neozelandês em protesto contra projeto de lei
Os deputados Maori dançaram o haka no Parlamento da Nova Zelândia em protesto contra um projeto de lei que pode vir a alterar um tratado com 184 anos entre a Coroa britânica e os indígenas. A sessão foi suspensa temporariamente, na quinta-feira, após a ação dos representantes do povo Maori.
Corpo do artigo
Assinado em 1840 pela Coroa britânica e mais de 500 chefes Maori, o Tratado de Waitangi estabelece que ambas as partes governam o país em conjunto. A interpretação das cláusulas do documento continua a orientar a legislação e as políticas atuais do país. De acordo com a agência Reuters, os direitos e privilégios do povo Maori aumentaram ao longo dos anos. No entanto, há quem considere que isso discrimina os cidadãos não-indígenas.
Na semana passada, o partido ACT New Zealand, parceiro do governo de coligação de centro-direita, apresentou o projeto de lei que visa definir os princípios do Tratado de Waitangi com o objetivo de estabelecer uma interpretação mais restrita do tratado. A proposta estava a ser votada no Parlamento na quinta-feira quando os representantes do povo Maori se levantaram e começaram a dançar haka para protestar.
A legislação é, no entanto, vista por muitos como um atentado aos direitos dos povos indígenas do país, que constituem cerca de 20% da população de 5,3 milhões de habitantes neozelandês.