
Deputados envolveram-se em confrontos físicos
Foto: Direitos reservados
Deputados pró-governo, do AKP, e da oposição, do CHP, envolveram-se, nesta quarta-feira, em cenas de pugilato no parlamento turco, na sequência da nomeação para ministro da Justiça de uma figura controversa e envolvida em vários julgamentos de opositores ao regime de Erdogan. os opositores tentavam evitar a tomada de posse do novo governante, mas não conseguiram.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nomeou o procurador-chefe de Istambul como novo ministro da Justiça, numa decisão que não foi acompanhada de uma justificação para a remodelação governamental, que também envolve o ministro do Interior.
Na qualidade de procurador da maior cidade da Turquia, Akin Gurlek emitiu o mandado de captura contra o poderoso presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, em março de 2025, uma ação amplamente considerada como tendo motivações políticas e que desencadeou a pior agitação nas ruas do país em mais de uma década.
A detenção ocorreu poucos dias antes de Imamoglu - visto como o único político capaz de derrotar Erdogan nas urnas - ter sido nomeado candidato do CHP, o principal partido da oposição, para as eleições presidenciais de 2028. Antigo vice-ministro da Justiça, Gurlek tem sido acusado pelos opositores de perseguir os rivais de Erdogan.
Desde que Gurlek foi nomeado procurador-geral de Istambul, em outubro de 2024, foram detidos mais de 15 presidentes de câmara do CHP, a maioria dos quais acusados de corrupção, que negam. Ordenou igualmente a investigação de centenas de membros do CHP sob acusações que vão desde a corrupção a ligações terroristas e insultos ao presidente.
Imamoglu, 54 anos, enfrenta atualmente uma série de processos judiciais, incluindo um em que é acusado de pôr em causa a integridade de Gurlek. Os procuradores abriram também um inquérito contra o líder do CHP, Ozgur Ozel, alegadamente por ter ameaçado e insultado Gurlek.
Gurlek substitui o atual titular Yilmaz Tunc, enquanto a pasta do Interior, que era ocupada por Ali Yerlikaya, será entregue a Mustafa Ciftci, governador da província oriental de Erzurum.

