Uma bomba da II Guerra Mundial, com cerca de cem quilogramas, foi descoberta junto à estação central de Berlim, disse a polícia alemã, alertando que o processo de desativação poderá condicionar a circulação ferroviária.
Corpo do artigo
Um comité de emergência vai reunir-se, esta quarta-feira de manhã, na capital alemã, para decidir se o artefacto explosivo pode ser retirado com segurança, para ser posteriormente desativado.
O tráfego ferroviário no centro de Berlim vai ser afetado, segundo as previsões das autoridades, até às 12.00 horas (11.00 horas em Portugal continental).
Em princípio, os comboios que circulam nas imediações através da estação central não serão afetados, ao contrário dos que cruzam a capital em ligações de longa distância, já que se prevê que sofram atrasos ou sejam desviados, indicaram as autoridades alemãs.
"Os viajantes devem preparar-se para atrasos e desvios no tráfego de longa distância", alertou um porta-voz da principal empresa ferroviária alemã, a Deutsche Bahn (DB).
Além disso, o comité de emergência deve decidir também a dimensão da área em torno da bomba, que deve ser fechada para que os trabalhos de desativação possam decorrer em segurança.
Esta decisão poderá criar inconvenientes adicionais para os que utilizam os comboios em Berlim, bem como mais atrasos e desvios em outras ligações de curta e longa distância.
A zona onde foi encontrado o engenho permanece selada desde a descoberta.