Arqueólogos peruanos descobriram, esta semana, um mural pré-hispânico de mais de três mil anos num centro cerimonial no norte do país.
Corpo do artigo
O mural policromo, com figuras de ambos os lados e pigmentos originais, localiza-se dentro de um templo do sítio arqueológico Huaca Yolanda, na região La Libertad, cerca de 580 quilómetros ao norte de Lima.
"Descobrimos de forma inesperada um mural intacto de três mil a quatro mil anos de antiguidade com características bastante únicas para a arqueologia peruana", disse à AFP a arqueóloga Ana Cecilia Mauricio, investigadora da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
Peixes, estrelas, redes de pesca e plantas compõem as figuras do mural de adobe com mais de cinco metros de comprimento e dois de altura.
"Este mural tem um desenho tridimensional, com decorações e cores azul, vermelho, amarelo e preto. Nunca havíamos encontrado uma iconografia ou imagens desse tipo", destacou a investigadora. "A descoberta é importante pelo facto de ser um monumento de mais de três mil anos que mostra a riqueza histórica e cultural das populações do Peru".
As figuras do mural revelam um simbolismo profundo das antigas culturas pré-incas. Ana Cecilia ressaltou que a área enfrenta uma ameaça constante devido à expansão agrícola sobre os vestígios arqueológicos, que afeta a preservação do sítio.
Huaca Yolanda ocupa uma superfície de 40 hectares, no vale de Chao. O sítio é um dos mais antigos das Américas pelas suas estruturas de adobe, que datam do fim do período pré-cerâmico.