Uma operação de fiscalização da marinha e da polícia do Equador resultou na descoberta de um submarino de pequeno porte, utilizado para tráfico de droga, no noroeste do país, junto à fronteira com a Colômbia.
Corpo do artigo
Segundo fontes das autoridades, a acção decorreu na sexta-feira numa zona conhecida como El Viento, na província costeira de Esmeraldas, e, segundo o chefe militar do Comando do Norte, Carlos Albuja Obregón, o submarino foi encontrado abandonado e vazio, embora inicialmente se tivesse pensado que transportava droga.
Em declarações aos jornalistas, no sábado, o responsável disse que também não foi vista nenhuma pessoa na zona, pelo que não foi possível realizar qualquer detenção.
Perto do local foram também encontradas duas edificações, cada uma das quais com capacidade para acolher 50 pessoas.
Albuja Obrégon referiu que a embarcação está equipada com sistemas de comunicação e navegação sob a superfície, inclusive um periscópio, e terá sido usada para transportar drogas para o exterior.
De acordo com as autoridades norte-americanas, que apoiaram a operação, a embarcação foi construída numa selva remota e tem uma torre de comando, ar condicionado, três metros de altura e 31 de comprimento.
O Ministério Público do Equador está agora a investigar o caso, procurando determinar a origem do submarino.
Este é o segundo caso do género registado desde finais de Maio, altura em que as autoridades equatorianas anunciaram a descoberta de um submarino fabricado de modo artesanal e com capacidade para transportar quatro toneladas de droga.
Ao longo dos últimos anos tem crescido o número de embarcações destinadas ao tráfico de grandes quantidades de cocaína rumo aos Estados Unidos.
