"Desculpem, não estou de fato". Zelensky ironiza após discussão com Trump na Casa Branca
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez, este domingo, uma piada irónica sobre a sua escolha de não usar fato na Casa Branca.
Corpo do artigo
Num vídeo divulgado pela presidência, Zelensky, antigo ator e humorista, agradeceu ao público no final do seu discurso numa cerimónia de entrega de prémios, acrescentando: "Desculpem, não estou de fato", entre sorrisos e aplausos.
O presidente estava vestido com um fato preto com o símbolo do tridente da Ucrânia, semelhante ao que usou durante a sua acesa discussão com o presidente dos EUA no mês passado.
Desde que a Rússia invadiu em fevereiro de 2022, Zelensky trocou os fatos por roupas casuais de estilo militar, como t-shirts e casacos de lã caqui ou preto, destacando-se em reuniões de líderes e enfatizando a guerra que está a acontecer no seu país.
No entanto, na reunião no Salão Oval, um jornalista de uma estação de direita, Brian Glenn, perguntou ironicamente a Zelensky porque é que não estava a usar fato. “Porque é que não veste um fato?”, perguntou o repórter pró-Trump a Zelensky. “Está na sala ao mais alto nível do país e recusa-se a usar um fato. Tem sequer um fato?”, atirou, de seguida.
O presidente ucraniano questionou se o jornalista se tinha algum problema. Zelensky continuou a resposta, afirmando que, quando a guerra terminasse, adotaria outro “traje”. “Talvez alguma coisa como o que você tem vestido”, disse o líder ucraniano a Brian Glenn.“Se calhar algo melhor, se calhar algo mais barato”.
O meio de comunicação "Axios" noticiou que Trump estava irritado por Zelensky não ter usado fato na reunião depois de conselheiros norte-americanos lhe terem dito que seria mais "respeitoso" usar fato.
Trump comentou sarcasticamente quando Zelensky apareceu que estava "todo arranjado hoje" antes de discutir com o homólogo ucraniano já dentro da Sala Oval.