
Caso aconteceu no sábado, em Espanha
Foto: André Luís Alves / Arquivo
Um homem desenterrou o corpo da mãe, num cemitério em Avilés, nas Astúrias, e levou-o para casa. Foi detido pela polícia espanhola e libertado depois de uma avaliação psiquiátrica.
Corpo do artigo
O homem explicou às autoridades que apenas queria comprovar que a mãe tinha morrido, uma vez que tudo aconteceu de forma repentina, e assumiu que se encontrava muito transtornado pelo luto.
O suspeito, cuja identidade foi protegida, mostrou-se ainda arrependido por ter desenterrado o caixão onde a mãe fora sepultada e por ter levado o seu cadáver para casa. No sábado, dirigiu-se à campa, começou a arrancar as flores que ali tinham sido depositadas, retirou o féretro e viajou com este cerca de três quilómetros, até casa. Várias pessoas que estavam no cemitério tentaram demovê-lo, sem sucesso, relata a Imprensa espanhola.
O caso foi reportado ao padre da igreja de La Carriona e a Polícia conseguiu em pouco tempo chegar a casa do homem, onde este se encontrava com o corpo da mãe.
O homem foi detido e levado para um hospital, mas depois de uma avaliação psiquiátrica foi considerado que não reunia condições para ali ficar internado, tendo sido libertado, no domingo, depois de ser ouvido em tribunal.
O caso continua a ser investigado por estar em causa um crime de profanação de cadáver.

