A polícia sul-coreana deteve um desertor norte-coreano por ter tentado atravessar a fronteira com a Coreia do Norte num autocarro roubado.
Corpo do artigo
O homem, na casa dos 30 anos, foi apanhado na terça-feira na Ponte da Unificação que separa as duas Coreias, onde ignorou os soldados que lhe pediram para parar e bateu com o autocarro contra uma barricada. Em declarações à polícia, disse que queria regressar a casa depois de ter acumulado várias dívidas na Coreia do Sul, segundo o jornal sul-coreano "The Dong-A Ilbo".
Para tentar desertar para o Norte, que terá deixado há cerca de uma década, o homem terá roubado um autocarro à 1 hora local de terça-feira (16 horas de segunda-feira em Portugal continental) de uma garagem na cidade de Paju, no norte do país, e foi apanhado meia hora mais tarde.
O homem não estava sob a influência de álcool ou drogas na altura do incidente.
A lei sul-coreana proíbe os cidadãos, incluindo os desertores, de atravessar a fronteira com o Norte sem autorização do governo. Embora cerca de 34 mil norte-coreanos tenham desertado para o Sul desde a divisão da península coreana há mais de 70 anos, são raros os desertores que procuram regressar ao Norte.