O desabamento de uma glaciar, esta quarta-feira, no sul da Suíça, destruiu parcialmente a comuna de Blatten, totalmente evacuada desde a semana passada.
Corpo do artigo
Às 15.30 horas locais, ocorreu um desmoronamento em massa do glaciar de Birch. Muitas casas da comuna foram destruídas, afirmou à agência de notícias Keystone-ATS Jonas Jeitziner, do serviço regional de gestão de emergências.
Imagens divulgadas no Youtube mostram uma grande quantidade de gelo e pedras a descer da montanha que domina o vale por onde corre o rio Lonza e que abriga a comuna. A força e a velocidade do desmoronamento foi tamanha que atingiu a montanha situada do outro lado do vale.
"Perdemos o povoado hoje, mas não o nosso coração", disse o autarca da localidade, de 300 habitantes, antes de ser evacuada.
As autoridades confirmaram que uma pessoa foi declarada desaparecida, mas não deram detalhes.
Os primeiros desabamentos importantes ocorreram na noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira. Segundo Raphaël Mayoraz, encarregado da gestão de riscos naturais no cantão, "três milhões de metros cúbicos de rocha caíram de uma só vez, arrastando tudo" no vale. "É muito excecional, não temos exemplo na História."
"É um evento extraordinário", ressaltou Albert Rösti, conselheiro federal encarregado do Meio Ambiente.