O vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, ordenou um dispositivo especial para garantir "a paz" do país, logo após ter anunciado a morte do presidente, Hugo Chávez.
Corpo do artigo
"Está preparada um destacamento especial de toda a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), da Polícia Nacional Bolivariana (PNB), que neste momento está a preparar-se para acompanhar e proteger o nosso povo", afirmou Maduro no canal de transmissão oficial por rádio e televisão.
Confirmou, ainda, que tem como missão "garantir a paz junto do povo", sem especificar o total de efetivos destacados.
Depois de anunciar a morte de Hugo Chávez às 16.25 horas locais (20.55 horas em Portugal Continental) vítima de cancro, o vice-presidente pediu ao povo venezuelano para "canalizar" a dor para a paz.
"A paz, queridos compatriotas, o respeito e a paz têm de ir de mãos dadas com esta dor imensa desta tragédia histórica que hoje atinge a nossa pátria", pediu Maduro.
Minutos mais tarde, o ministro da Defesa venezuelano afirmou que as forças armadas vão defender a Constituição e respeitar os desejos do presidente Hugo Chávez.
"Estamos unidos para satisfazer e proteger os preceitos da Constituição e os desejos do nosso líder, o comandante Hugo Rafael Chávez Frias", disse em Caracas o ministro da Defesa venezuelano, Diego Molero, ladeado pelos mais altos oficiais militares.
Hugo Chávez faleceu em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, em 11 de dezembro, em Havana.