O procurador do Tribunal Penal Internacional Luis Moreno-Ocampo garantiu, esta quarta-feira, que a detenção do filho e delfim do antigo líder líbio Muammar Kadhafi, Seif Al-Islam, é apenas "uma questão de tempo".
Corpo do artigo
"A questão não é saber se ele vai ser detido, mas quando", declarou o procurador argentino aos jornalistas durante uma conferência no Palácio da Paz em Haia.
"É uma questão de tempo, Seif vai enfrentar a justiça, é o seu destino", adiantou.
O TPI emitiu a 27 de Junho mandados de detenção contra Muammar Kadhafi, morto no mês passado, contra Seif Al-Islam e contra o antigo chefe dos serviços de informações líbios Abdallah Al-Senoussi, suspeitos de crimes contra a humanidade cometidos a partir de 15 de Fevereiro, na repressão à revolta que então começou.
Moreno-Ocampo lembrou ter mantido contactos com Seif Al-Islam através de intermediários quanto a uma eventual rendição. O filho do Kadhafi, que está em fuga, pretendia saber o que o esperava no TPI em caso de rendição, referiu o procurador.
"Estamos a seguir as informações sobre a provável localização deles", acrescentou Moreno-Ocampo em relação a Seif Al-Islam e Abdallah Al-Senoussi, mas garantiu também que não sabe onde se encontram.
Um responsável tuaregue afirmou em finais de Outubro que Seif Al-Islam estava perto da fronteira com o Níger procurando refugiar-se ali, enquanto fontes desse país e do Mali indicaram que Abdallah Al-Senoussi teria passado do Níger para o Mali.
