A Guarda Civil espanhola deteve, este sábado, uma mulher acusada de terrorismo, depois de ter sido surpreendida, no aeroporto de Barcelona, com o filho de três anos, a tentar viajar para a Síria para se alistar no autoproclamado Estado Islâmico.
Corpo do artigo
Várias agentes detiveram Samira Yerou, este sábado, pelas 13.30. A mulher, uma cidadã marroquina a viver em Barcelona, chegou ao aeroporto de Prat de Llobregat, procedente da Turquia e pretendia viajar para a Síria.
De acordo com o Ministério do Interior, Yerou saiu de Espanha, em dezembro, levando o filho de três anos consigo. O pai da criança, que reside em Barcelona, denunciou o sequestro e foi a partir desse momento que a mulher começou a ser investigada.
Segundo a investigação, Samira Yerou desempenhava um importante trabalho de captação e de radicalização a favor do Estado Islâmico, sendo particularmente relevante no recrutamento e no envio de simpatizantes femininas do grupo terrorismo residentes na Europa e em Marrocos.
A mulher foi intercetada, na Turquia, quando tentava entrar na Síria para se alistar na organização jiadista. Como não conseguiu, optou por viajar para Barcelona, com o filho, que foi já entregue ao pai.