Um fugitivo francês procurado pela Interpol por um duplo assassinato há mais de 30 anos foi detido no aeroporto de Amesterdão na sexta-feira, depois de chegar num avião da Indonésia, informou a Polícia.
Corpo do artigo
Thierry Ascione, de 64 anos, foi considerado culpado pelos assassinatos em 1991 de dois cidadãos franceses que eram donos de um restaurante na Guatemala e passou décadas em fuga.
Foi preso na Indonésia por crimes de imigração em 2021, quando uma tempestade danificou o seu iate na ilha de Sulawesi, e as autoridades indonésias tentavam deportá-lo há meses.
"Posso confirmar que prendemos um francês de 64 anos esta manhã no Aeroporto Schiphol, em Amsterdão. É procurado em França por um caso de assassinato", disse à AFP um porta-voz da Royal Marechaussee holandesa, ou polícia de fronteira.
"Mais tarde, será extraditado para a França."
A embaixada francesa em Jacarta emitiu um passe para que o homem, um alvo de aviso vermelho da Interpol, pudesse viajar, disse uma fonte.
O advogado do suspeito confirmou a sua chegada a Amesterdão e disse que ele seria colocado à custódia da polícia antes da audiência sobre a extradição, prevista para terça-feira.
Conhecido como um bandido em Marselha, Ascione chegou à Guatemala em 1991 e abriu um negócio para tentar vender camiões para a junta militar.
Foi considerado responsável por organizar o assassinato de um casal que tinha restaurantes franceses na Guatemala, em dezembro de 1991, para roubar todas as suas poupanças.
Ascione foi detido em 1995 em Paris e permaneceu em prisão preventiva até 2000. Fugiu seis meses antes do início do julgamento.
Um tribunal de Paris julgou-o à revelia e condenou-o à prisão perpétua em 2001.
Ascione estava foragido desde então em vários países, incluindo as Filipinas, até ser capturado, na Indonésia, e contestou as acusações nas redes sociais.
Funcionários da imigração indonésia tentaram nos últimos meses deportá-lo para a França em várias ocasiões, mas as companhias aéreas recusaram-se a transportá-lo desacompanhado.