Um cidadão norte-americano suspeito de pretender juntar-se a uma organização radical síria com ligações à al-Qaeda foi detido sexta-feira no aeroporto de Chicago, anunciou este domingo a polícia federal dos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
"Não há nenhuma ligação entre este caso e o que aconteceu nos últimos dias em Boston", precisou o FBI em comunicado, referindo-se ao ataque da passada segunda-feira na maratona de Boston (Massachusetts).
Abdella Ahmad Tounisi, 18 anos, residente em Aurora, Illinois, foi detido sexta-feira à noite quando se preparava para embarcar num voo para Istambul. Tounisi é suspeito de ter dado apoio material a uma organização terrorista.
O suspeito era vigiado desde 2011 pela polícia por ser amigo de um homem detido em setembro por ter tentado colocar uma bomba junto a um bar de Chicago. Segundo o FBI, Tounisi não esteve envolvido nesse plano de ataque.
Em março, através de um site, Tounisi ofereceu-se como voluntário para combater na Síria com a Frente al-Nusra, uma organização radical islâmica com ligações à al-Qaeda.
O site apresentava-se como uma página islamita, mas na realidade era montado pelo FBI.