Mouatassim Kadafi, um dos filhos do líder líbio derrubado Muammar Kadafi, foi detido em Sirte, 360 quilómetros a leste de Tripoli, noticiou a AFP citando um membro destacado do novo poder líbio, o Conselho Nacional de Transição.
Corpo do artigo
"Mouatassim Kadafi foi capturado em Sirte e transferido para Benghazi", no leste do país, disse Abdelkarim Bizama, conselheiro do chefe do CNT, Mustapha Abdeljalil.
A fonte adiantou que o anúncio da captura não tinha sido feito mais cedo para evitar qualquer tentativa dos apoiantes de Kadafi de o libertar.
Pouco depois do anúncio foram ouvidos tiros em Tripoli e Misrata, festejando o acontecimento.
Nascido em 1975, médico e militar de carreira, Mouatassim Kadafi foi formado por oficiais egípcios. Em 2007, foi promovido pelo pai para a chefia do Conselho de Segurança Nacional, dirigindo a sua própria unidade de elite.
Antes do início da revolta na Líbia, Mouatassim Kadafi era o principal concorrente de Seif Al-Islam, outro filho de Kadafi.
Reponsáveis do CNT tinham afirmado diversas vezes suspeitar que Mouatassim Kadhafi estava refugiado em Sirte.
Combatentes do novo poder na Líbia cercaram hoje, no centro da cidade de Sirte, o último reduto de apoiantes de Muammar Kadafi.
O CNT, a ex-rebelião que derrubou o regime de Kadhafi, espera a queda de Sirte para proclamar a "libertação total" do país e retomar os debates com vista à formação de um governo para gerir a transição na Líbia.
