As autoridades alemãs detiveram esta quarta-feira um funcionário da agência responsável pelo equipamento das forças armadas por suspeita de espionagem a favor da Rússia, anunciou o Ministério Público Federal.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu na cidade de Koblenz, no oeste da Alemanha, por ordem de um juiz do Tribunal Federal, disse o Ministério Público num comunicado.
O suspeito, de nacionalidade alemã, é funcionário da Agência Federal de Equipamentos e Tecnologia da Informação do exército alemão, com sede em Koblenz, que depende do Ministério da Defesa.
A polícia efetuou buscas na residência e no local de trabalho do suspeito, disse o Ministério Público, citado pela agência espanhola EFE.
"A partir de maio de 2023, [o suspeito] dirigiu-se em várias ocasiões, por iniciativa própria, ao Consulado Geral da Rússia em Bona e à Embaixada da Rússia em Berlim, oferecendo-lhes cooperação", declarou o Ministério Público.
"Numa ocasião, transmitiu informações obtidas no decurso da sua atividade profissional, com o objetivo de as transmitir a um serviço secreto russo", acrescentou.
A investigação foi efetuada em cooperação com os serviços de informações militares alemães e com o serviço secreto interno, a Agência para a Proteção da Constituição (BfV, na sigla em alemão).
O detido compareceu esta quarta-feira perante o juiz de instrução, que decretou a prisão preventiva.
Em dezembro de 2022, um chefe de departamento do Serviço Federal de Inteligência (BND) foi detido em Berlim, acusado de alta traição por ter passado informações classificadas como segredos de Estado aos serviços secretos russos.
O caso é considerado um dos maiores escândalos de espionagem da história recente da Alemanha.