
Morreram quinze pessoas no acidente na ilha grega de Chios
Foto: Kostas Anagnostou / Eurokinissi / AFP
Um marroquino foi detido na ilha grega de Chios e identificado como um dos traficantes responsáveis pelo barco de migrantes que colidiu com uma embarcação da guarda costeira grega provocando 15 mortos, anunciaram esta quinta-feira as autoridades locais.
O homem, de 31 anos, foi identificado pelos sobreviventes afegãos e vai ser presente hoje a um tribunal de instrução, acusado de "facilitar a entrada ilegal [de migrantes] em território grego", de "recusar cumprir uma ordem da polícia" e de "causar um naufrágio", acrescentou a polícia portuária grega, em comunicado.
O acusado está atualmente hospitalizado, segundo a rádio pública ERT.
A colisão entre uma lancha da guarda costeira grega e um barco de migrantes que procuravam asilo na União Europeia aconteceu na noite de terça-feira, na costa de Chios, ilha situada a curta distância da costa turca.
Quinze pessoas morreram no acidente e mais de 20 ficaram feridas.
Segundo o ministro das Migrações grego, Thanos Plevris, "a guarda costeira avistou a embarcação dos migrantes e ordenou que parasse, mas os traficantes tentaram fugir e colidiram com a lancha da polícia portuária".
Os migrantes seguiam a bordo de "uma lancha rápida sem luzes de navegação, cujo piloto não cumpriu os sinais visuais e sonoros da guarda costeira", acrescentou a polícia portuária.
"Deu meia-volta e a embarcação embateu no lado estibordo da lancha da guarda costeira", referiram as autoridades em comunicado, acrescentando que "devido à força do impacto", a embarcação dos migrantes "virou-se e afundou".
As operações de busca de possíveis sobreviventes, que envolvem cinco lanchas e um helicóptero da polícia portuária, continuam hoje de manhã, mas o número total de migrantes a bordo no momento da colisão permanece desconhecido.
O ministro dos Assuntos Marítimos, Vassilis Kikilias, garantiu que a investigação às circunstâncias do acidente será conduzida "com transparência e profissionalismo".
Nos últimos anos, a Grécia tem sido acusada por organizações de defesa dos direitos humanos e por meios de comunicação social, com provas em vídeo, de expulsões ilegais de migrantes para a Turquia.
A perigosa travessia entre a costa turca e as ilhas gregas do Mar Egeu é a causa de frequentes naufrágios fatais nesta região.
