
Foto: Ramzi Haidar/AFP
O exército libanês deteve, esta quinta-feira, Nouh Zaiter, considerado o maior narcotraficante do país e alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), numa operação no leste do Líbano.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu perto de Baalbek, no Vale do Bekaa, região fronteiriça com a Síria onde Zaiter comandava um amplo império de produção e exportação de drogas, incluindo o Captagon, um estimulante semelhante à anfetamina amplamente distribuído no Médio Oriente.
O traficante era procurado pela justiça libanesa, que tinha emitido dezenas de mandados de captura e condenado o arguido à revelia a várias penas de prisão.
Em 2023, os Estados Unidos e a UE impuseram sanções a Zaiter e a dois primos do então presidente sírio Bashar al-Assad por envolvimento no tráfico de drogas, incluindo o Captagon, cuja produção se expandiu na Síria antes da queda de Assad em dezembro.
Segundo o Ministério das Finanças francês, Zaiter estava "associado a membros da família Assad e envolvido no tráfico de Captagon no Líbano e na Síria".
Nascido em 1977 e pertencente a um influente clã do Vale do Bekaa, Zaiter chegou a dar entrevistas a vários meios de comunicação em que discutia abertamente as suas atividades ilegais.
