Dois altos responsáveis dos Serviços de Emergência da Ucrânia foram detidos, esta quarta-feira, por suspeitas de corrupção em plena reunião do governo e perante as câmaras de televisão. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
[Youtube:lEuqdXg4Vto]
Serguei Bochkovski, diretor do serviço, e Vassili Stoietski, seu adjunto, foram detidos e algemados, acusados de fazerem contratos públicos "a preços bastante mais elevados" que os preços de mercado, nomeadamente com a companhia petrolífera russa Lukoil.
As detenções e a saída dos dois responsáveis da sala do conselho de ministros foram transmitidas em direto pela televisão estatal.
"Num inquérito preliminar, foi descoberto um esquema criminoso criado pela direção do serviço estatal para as situações de emergência", segundo a polícia.
O primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, presente na reunião, justificou as detenções com a determinação do governo em fazer da luta contra a corrupção uma prioridade.
"Com o país em guerra, todos os cêntimos contam e eles roubam as pessoas e o país. Isto é o que vai acontecer a todos os que infringem a lei e desdenham o Estado ucraniano", disse.
O ministro do Interior, Arsen Avakov, também justificou a situação: "Não é um espetáculo. (...) Penso que é uma vacina e que é preciso que isto seja público", disse.
Arsen explicou que Bochovski e Stoietski realizavam aquisições públicas através de uma empresa privada que, através de paraísos fiscais, transferia parte do dinheiro para contas de empresas detidas pelos responsáveis.