Detidos em Itália dois turcos armados suspeitos de prepararem atentado em procissão
A polícia italiana deteve dois cidadãos turcos, armados e suspeitos de estarem a preparar um atentado durante uma popular procissão religiosa realizada na quarta-feira à noite na localidade de Viterbo, no centro de Itália.
Corpo do artigo
Os dois homens foram interpelados por agentes da unidade antiterrorista Digos na quarta-feira à tarde, poucas horas antes da procissão, depois de mostrarem um comportamento considerado suspeito. Ao serem revistados, foram encontradas na sua posse uma metralhadora, uma pistola e dezenas de munições.
A detenção ocorreu num alojamento turístico situado em Viterbo, no percurso da procissão, estando em curso uma investigação para determinar se os dois homens - que não constam das bases de dados das autoridades italianas - estavam a preparar um ataque durante a popular festa religiosa de Santa Rosa, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidos para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
De acordo com as autoridades, não foram encontrados explosivos e ainda não foi possível confirmar que os dois indivíduos estivessem a planear um atentado, estando também a ser investigada a possibilidade de tráfico de armas relacionado com a máfia turca, particularmente ativa nesta zona de Itália.
Na sequência da detenção dos dois suspeitos, foi imediatamente ativado um plano de segurança extraordinário que incluiu o envio de forças especiais, atiradores de elite, unidades antiexplosivos e vigilância reforçada ao longo do percurso da procissão, realizada desta feita com a iluminação pública acesa em vários trechos, ao contrário do que é habitual.
A intervenção das forças de segurança foi saudada pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que, numa publicação na rede social X, felicitou "uma operação decisiva que permitiu celebrar com segurança um evento único no mundo, reconhecido pela Unesco como património imaterial da Humanidade e que representa uma tradição secular profundamente sentida pelos habitantes de Viterbo e por muitos italianos".
Congratulazioni alle Forze dell"Ordine e al Ministro dell"Interno Piantedosi per il pronto intervento che ha portato all"arresto di due cittadini turchi armati a Viterbo, poche ore prima della festa della Macchina di Santa Rosa.
- Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) September 4, 2025
Un"operazione decisiva che ha permesso di celebrare... pic.twitter.com/bbwkFUAefD