Um pastor e a mulher foram acusados de enganar centenas de cristãos num esquema multimilionário de criptomoedas nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Os procuradores acusam o pastor Eli Regalado e a mulher Kaitlyn de arrecadar de forma fraudulenta mais de três milhões de dólares (equivalente a cerca de 2,8 milhões de euros), com a venda de criptomoedas “praticamente sem valor”. Entre junho de 2022 e abril de 2023, o casal embolsou pelo menos 1,3 milhões de dólares (1,2 milhões de euros), explica a BBC.
Segundo os documentos judiciais, o pastor justifica o esquema como tendo sido inspirado por Deus. Regalado disse que “Deus lhe disse diretamente que os investidores ficariam ricos” se investissem na INDXcoin, uma criptomoeda criada, comercializada e vendida pelo casal.
A INDXcoin foi oferecida aos cristãos da área de Denver através da Kingdom Wealth Exchange, uma bolsa online de criptomoedas e operada pelo casal. Segundo a denúncia, o casal “não tinha experiência em criptomoedas”.
Além disso, um auditor considerou a INDXcoin “insegura e repleta de problemas técnicos”. Ainda assim, o casal terá continuado a promover a criptomoeda "como um investimento de baixo risco e alto lucro". “Na realidade, a INDXcoin era ilíquida e praticamente sem valor” e o casal utilizou os fundos para “o seu estilo de vida luxuoso”, que incluia um Range Rover, carteiras de luxo, joias e aluguer de barcos.
Usaram dinheiro para renovação de casa
O Comissário de Valores Mobiliários do Colorado, Tung Chan, apresentou acusações de fraude civil por violações das proteções antifraude sob a Lei de Valores Mobiliários do Colorado após receber várias reclamações de pessoas que investiram na INDXcoin e perderam dinheiro.
"Aceitámos a palavra de Deus e vendemos uma criptomoeda sem saída clara. As coisas pioraram e estávamos à espera no Senhor, literalmente, de um milagre", justificou o pastor, acrescentando que, dos 1,3 milhões de dólares recebidos, metade "foi para o IRS" e 200 mil "foram para uma renovação de uma casa que o Senhor nos disse para fazer".
Segundo o "BusinessDen", o casal também embolsou pelo menos 290 mil dólares (266 mil euros) para a sua igreja online, a igreja Victorious Grace, que não tem local físico.
O casal deve comparecer ao Tribunal Distrital de Denver na próxima semana.